Dia Mundial sem tabaco terá caminhada e show no Barigui

O programa Vida Saudável, de promoção da saúde, promove amanhã, no Parque Barigui, uma série de atividades para marcar o Dia Mundial sem Tabaco. A programação começa às 9h, com a apresentação da banda Lyra Curitibana, e vai até às 17h. Às 14h está programada uma caminhada ecológica.

“A idéia é proporcionar às famílias um dia saudável no parque, com atividades para todas as idades”, informou a coordenadora do Vida Saudável, Márcia Krempel. As crianças vão poder se divertir nos brinquedos infláveis – tobogã e pula-pula -, cama elástica, jogos gigantes e pintura livre, entre outras brincadeiras.

Também se apresentarão alunas de dança da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer; os grupos folclóricos Ítalo-Brasileiro, de Santa Felicidade; da Escola Municipal Sônia Kenski e Cândido Machado; o grupo de chorinho Quarteto Sucupira, do Conservatório de Música Villa Lobos; as bandas Empolgação e Kiprocó e o grupo de axé Swing de Rua.

As pessoas poderão fazer testes gratuitos de colesterol, diabetes, pressão arterial, glaucoma, risco de câncer bucal e outras doenças da boca, com orientação sobre a potencialização destes riscos para fumantes. Os tabagistas vão passar por um teste de avaliação do grau de contaminação por monóxido de carbono e capacidade respiratória.

Serão feitas ainda avaliações físicas: flexibilidade, força e risco cardíaco, com orientações sobre a melhor sobre a relação entre condicionamento físico/resistência e tabagismo. Quem quiser, poderá passar também por uma avaliação nutricional, com testes de peso e massa corporal, e receber dicas sobre dieta saudável.

Atores estarão interagindo com as pessoas e desenvolvendo performances relativas ao tabagismo. Entre as atividades educativas, haverá a distribuição de material informativo e demonstração de peças anatômicas de fumantes e os riscos de se contrair doenças associadas ao tabagismo.

Haverá também o sorteio de camisetas com apelos ao abandono do hábito e distribuição de fitas para serem amarradas no braço, lembrando o dia de não fumar. A caminhada ecológica vai sair da Avenida Manoel Ribas, em frente à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. No trajeto, os participantes vão recolher “bitucas” de cigarro encontradas pelo chão.

Quem participar das atividades no parque receberá orientações sobre como melhorar a qualidade de vida, ecologia, comportamento no trânsito e prevenção de doenças, como a dengue. Além disso, as pessoas poderão degustar vários alimentos saudáveis, a base de soja, e comprar produtos do Empório Curitibano.

Os perigos do tabaco

Estima-se que 30% dos brasileiros sejam fumantes. Dados da Secretaria Municipal da Saúde relativos ao período 1991-2001 mostram que, das dez principais causas de mortes entre a população de Curitiba, seis fazem parte do grupo de doenças associadas ao tabagismo.

O cigarro é considerado responsável por:

· 90% das mortes por câncer de pulmão;
· 85% dos óbitos por outras doenças pulmonares;
· 25% das mortes por infarto agudo do miocárdio;
· 25% dos acidentes vasculares cerebrais;
· 25% das doenças crônicas do coração;
· 25% dos problemas de insuficiência cardíaca.

Voltar ao topo