Tradição

Tá chegando a hora de desmontar o pinheirinho de Natal

Foto: Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná
Foto: Felipe Rosa/Arquivo/Tribuna do Paraná

Passou o Natal, o ano novo já chegou e você ainda olha pro canto da sala e pensa: quando é mesmo que tenho que desmontar o pinheirinho?

Se você é pouco fiel às tradições religiosas, isso não importa muito. É só desmontar, ensacar e marcar o reencontro para dezembro do ano que vem. Mas, se você quer começar o período pós Natal “de bem” com o homem lá de cima, é bom ficar atento.

Montar a árvore de Natal é normalmente um evento. As famílias se reúnem e capricham para deixar o local bem ajeitado, iluminado e “brilhando”. Segundo a tradição cristã, existe uma data certa para desmanchar o pinheirinho. Conforme o calendário litúrgico – que marca os acontecimentos cronológicos dos evangelhos durante o ano – a tarefa deve ser feita exatamente no dia 6 de janeiro, no qual é celebrado o Dia de Reis.

De acordo com os católicos, o dia encerra os festejos natalinos e marca a chamada “Epifania do Senhor” – momento no qual Cristo se manifestou aos homens, sendo apresentado primeiramente aos reis magos, Gaspar, Baltazar e Belchior. Não há precisão na origem desta determinação e a própria religião católica diz que não a data não é obrigatória, mas o dia ficou convencionado ao longo no tempo e a turma leva a sério.

Assim como na igreja católica, entre os protestantes, o dia 6 de janeiro também guarda significado especial. Nas igrejas protestantes o ‘tempo dos reis’ representa o início da contagem dos eventos que antecedem a Páscoa – uma das datas mais celebradas entre os evangélicos. Por isso, liturgicamente o período é importante.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias de hoje sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

Casa vazia nas férias é chance para os bandidos. Mas dá pra evitar!