Dia de Campo mobiliza comunidade do Campo de Santana

A Prefeitura Municipal de Curitiba promove neste sábado (03) o primeiro Dia de Campo, dedicado à promoção, ao cultivo e ao manejo adequado de hortas urbanas. O Dia de Campo vai acontecer durante a tarde numa área do conjunto Moradias Rio Bonito, no bairro Campo de Santana, sob linhas de alta tensão da Eletrosul – empresa parceira do município no desenvolvimento de hortas comunitárias.

Cerca de 200 pessoas da região e de outras comunidades, que participam dos programas de agricultura urbana da Secretaria Municipal do Abastecimento, receberão treinamento de agrônomos e de técnicos agrícolas para melhorar a produção de suas hortas.

De acordo com o secretário municipal do Abastecimento Antonio Poloni, dedicar um dia do ano às atividades agrícolas é uma forma de homenagear os agricultores, e de "mostrar ao mundo urbano a importância do mundo rural".

O mote do primeiro Dia de Campo é Semeando o campo na cidade. Poloni diz que ele pode vir a fazer parte do calendário anual de eventos de Curitiba. "Muitas das famílias que vão participar do treinamento vêm do meio rural, e o Dia de Campo é também uma maneira de resgatar essas origens e a importância da atividade agrícola para as grandes cidades", declara o secretário.

"A idéia é ensinar passo a passo, com o foco na auto sustentabilidade desses pequenos produtores, e criar um padrão de qualidade para as hortas comunitárias ou individuais", diz o gerente de Produção Agrícola da Secretaria, Edson Rivelino Pereira.

Voltar ao topo