Dezembro é mês de festas religiosas em Piraí do Sul

A cidade de Piraí do Sul, na região dos Campos Gerais, está em festa desde o último domingo com o início da 132ª Festa do Senhor Menino Deus, que prossegue até o próximo sábado, e também com a 124ª Festa de Nossa Senhora das Brotas, padroeira do Caminho dos Tropeiros, que começa na segunda-feira. Os eventos contam com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Paraná Turismo.

"O turismo religioso motiva um grande fluxo de turistas por meio de festas religiosas ou locais de devoção. Além disso, desperta o interesse dos praticantes para outros atrativos locais ou regionais", diz o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron.

História

A devoção ao Menino Deus remonta aos tempos dos tropeiros, no século XVIII. "Os tropeiros trouxeram a imagem original das ruínas das Missões, no Rio Grande do Sul, e a depositaram na primitiva capela de Vila da Lança. E assim tornou-se padroeiro do município", conta o diretor presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate.

O culto à Nossa Senhora das Brotas remonta ao ano de 1808, quando frei Galvão, com 68 anos de idade – hoje beato – passou por Piraí do Sul em seu trabalho missionário. Naquela ocasião, o frei deixou a uma moradora da cidade, a viúva Ana Rosa de Paula, uma estampa e a orientou a venerar a virgem, por ser milagrosa. Emoldurada, a gravura recebeu um lugar de destaque na casa.

O quadro foi perdido durante uma mudança e encontrado mais tarde em uma mata destruída por um incêndio, entre raízes e brotos de vegetação. A moldura de madeira foi destruída pelo fogo, mas a estampa ficou apenas chamuscada. A notícia do fato foi interpretado como milagre.

Os tropeiros que vinham da região de Viamão, no Rio Grande do Sul, rumo a Sorocaba, em São Paulo, foram os primeiros devotos da santa. A mata foi escolhida como ponto de parada e devoção, e, a partir daí, capelas foram construídas em diversos pontos do bosque. O atual Santuário da Virgem das Brotas, em formato de coroa, foi construído em 1985. O bispo Dom Sérgio Arthur Braschi decretou Nossa Senhora das Brotas como padroeira do Caminho dos Tropeiros e o santuário como marco religioso do caminho das tropas.

Tradicionais e concorridas, as festas do Senhor Menino Deus e de Nossa Senhora das Brotas reúnem todos os anos milhares de visitantes. Novenas, missas, música ao vivo e barracas integram os eventos. A 132ª Festa do Senhor Menino Deus é realizada na Igreja Matriz do Senhor Menino Deus e a 124ª Festa de Nossa Senhora das Brotas no Parque de Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Mais informações pelo telefone (42) 237.1440 ou pelo e-mail brotas@uol.com.br. 

Voltar ao topo