Detran/PR realiza Fórum de Trânsito em Cambé

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) realiza na sexta-feira (26), em Cambé, o Fórum de Trânsito Mutirão pela Vida. É o sétimo de uma série de encontros regionais que o Detran/PR realiza neste ano com o objetivo de mobilizar a sociedade paranaense na busca de soluções para o trânsito dos 399 municípios do Estado.

Os primeiros Fóruns aconteceram em Campo Mourão, Apucarana, Umuarama, Cascavel, Paranavaí e Francisco Beltrão e reuniram mais de três mil representantes dos setores público, privado e da sociedade civil. Participam do Fórum de Trânsito de Cambé todas as 22 cidades que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar).

Um dos objetivos do Fórum é incentivar a criação de Conselhos Municipais de Trânsito nas cidades aonde ainda não existe. ?O conselho é um instrumento efetivo de participação dos cidadãos na discussão dos problemas e na busca de soluções para o trânsito de suas cidades. Só com o engajamento de toda a sociedade conseguiremos mudar a realidade no trânsito paranaense e diminuir o número de acidentes fatais?, explica o diretor do Detran/PR, Marcelo Almeida.

Em Cambé, cidade sede do fórum, os acidentes de trânsito fizeram 414 vítimas no ano passado, entre elas seis mortos. Até maio deste ano, a cidade contabiliza quatro mortes e 148 feridos. Já Londrina, que possui a segunda maior frota do Paraná (203.013 veículos), contabilizou, em 2004, 2.214 acidentes com vítimas, que resultaram em 37 mortes e 2.874 feridos. Em 2005, até junho, os acidentes de trânsito já fizeram 14 mortos e 1.469 feridos.

Durante o Fórum, os participantes formarão Grupos Temáticos de acordo com as seguintes áreas de interesse: Educação para o Trânsito, Conselho Municipal de Trânsito, A Cidade e o Pedestre – Infra-estrutura de Tráfego, e Municipalização e Fiscalização. Em cada grupo, os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos em trânsito para atuar de forma mais efetiva nos municípios.

Blitz

O diretor do Detran/PR, Marcelo Almeida, também participa, nesta sexta-feira, de uma blitz educativa no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a atividade, as crianças assistem palestra sobre as principais regras do trânsito e recebem material educativo do Detran/PR. A minimulta incentiva as crianças a cobrar dos pais o comportamento correto na direção. Para cada infração cometida, a criança aplica uma minimulta, que é paga com doces.

PROGRAMAÇÃO DE SEXTA-FEIRA (dia 26):
Blitz educativa
Horário: 10h15
Local: Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
Rua Pará, 854 ? centro ? Cambé.

Fórum de Trânsito em Cambé
Horário: 14 horas
Local: Centro de Convenções de Cambé (Rua Espanha, no pátio da Igreja Matriz)

Voltar ao topo