Detran/PR inova em blitz educativa no litoral

Veranistas freqüentadores dos bares e boates de Guaratuba e Caiobá estão sendo surpreendidos por uma abordagem inovadora que o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) elaborou para a Operação Verão deste ano. Alertando para os perigos de beber e dirigir, a blitz educativa começa com a encenação de uma briga de casal.

A mulher discute com o homem, que está todo machucado em função de um acidente de trânsito ocorrido no dia anterior, causado por embriaguez. A briga só termina quando o rapaz entrega as chaves do carro à mulher. Terminada a cena, entram em ação promotores do Detran/PR distribuindo material educativo que aborda o álcool versus direção.

"Mais da metade dos acidentes de trânsito no país envolvem embriaguez ao volante e por isso é tão importante chamar a atenção dos motoristas sobre os perigos de dirigir depois de beber", explica o diretor geral do Detran/PR, Marcelo Almeida.

As blitze nos bares e boates são realizadas todas as sextas e sábados durante a temporada. Neste final de semana, a ação será realizada também em supermercados e restaurantes.

Além de um risco à vida, dirigir embriagado rende multa no valor de R$ 957,69 e a suspensão da carteira de habilitação. Mais importante que as sanções administrativas, dirigir bêbado é crime, sujeito a processo judicial e pena que varia de seis meses a três anos de detenção. "Um motorista que dirige alcoolizado é uma arma em potencial", considera o diretor do Detran/PR.

Voltar ao topo