Detran/PR implanta novo sistema de habilitação no Paraná

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) começa a implantar, em definitivo, a partir da próxima segunda-feira (13), o novo sistema de habilitação que traz a obrigatoriedade do curso de atualização de Primeiros Socorros e Direção Defensiva para renovar a carteira de habilitação. A exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio das Resoluções nº 168/169, vale para os motoristas habilitados antes de 1998.

A implantação do sistema começa um mês após testes realizados na Ciretran de Campo Largo e será feita de forma gradual. Na próxima segunda-feira, o sistema começa a operar na 73º Ciretran de Araucária. Na semana do dia 27, o sistema será implantado nas Ciretrans de Ponta Grossa, Imbituva, Carambeí, Castro e Irati. Em Curitiba, a implantação ocorrerá no dia 03 de abril.

Com o novo sistema, o motorista que precisar renovar a habilitação terá que optar por freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores de sua escolha ou agendar a prova com 30 questões no Detran/PR. A prova é gratuita e pode ser feita até duas vezes. O candidato que não atingir 70% de acerto nessas duas tentativas terá que fazer o curso presencial.

Quem optar por realizar a prova pode já estudar com as apostilas do Denatran, disponíveis para download no site do Detran/PR (www.pr.gov.br/detran). Os motoristas habilitados antes 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran/PR, estão automaticamente dispensados.

A lojista Viviane do Rosário, moradora de Campo Largo, foi a primeira motorista paranaense a se submeter à prova para renovação da habilitação. Ela estudou o conteúdo disponível no site do Detran e errou apenas quatro questões. ?O processo de renovação ficou mais complexo com a prova, mas achei importante o aprendizado, principalmente nas questões de primeiros socorros. Esses são conhecimentos que todos os motoristas devem ter, mas que poucos dominam?, avalia Viviane.

No Paraná, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso. Os motoristas habilitados antes de 1998 que renovarem suas carteiras sem fazer a prova ou passar pelo curso terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento.

O Detran/PR reforça que a renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.

Cronograma de implantação da Resolução 168

Dia 13/03 ? Araucária

Dia 27/03 ? Ponta Grossa, Imbituva, Carambeí, Castro e Irati

Dia 03/04 ? Curitiba, Rio Negro, São José dos Pinhais, Lapa, Paranaguá e Guaratuba

Dia 10/04 ? União da Vitória, São Mateus do Sul,

Dia 17/04 ? Londrina, Ibiporã, Rolândia, Sertanópolis, Cambe, Assai, Porecatu, Bela Vista do Paraíso e Centenário do Sul

Dia 24/04 ? Maringá, Sarandi, Colorado e Nova Esperança

Dia 02/05 ? Cascavel, Nova Aurora, Ubiratã e Toledo

Dia 08/05 ? Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Cianorte, Goioerê e Terra Boa

Dia 15/05 ? Guarapuava, Prudentópolis, Guaraniaçu, Laranjeiras do Sul

Dia 18/05 ? Catanduvas, Quedas do Iguaçu

Dia 22/05 ? Apucarana, Arapongas, Jandaia do Sul, Astorga, Mandaguari e Marilândia do Sul

Dia 29/05 ? Paranavaí, Rondon, Cidade Gaúcha, Loanda, Nova Londrina e Santa Izabel do Ivaí

Dia 05/06 ? Ivaiporã, Pitanga, Faxinal, Barbosa Ferraz, Umuarama, Cruzeiro do Oeste, Icaraíma, Iporã e Altônia

Dia 12/06 ? Pato Branco, Palmas, Chopinzinho, Coronel Vivida, Clevelândia, Mangueirinha, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Santa Izabel do Oeste, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Capanema e Realeza

Dia 19/06 ? Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Palotina, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Foz do Iguaçu, Medianeira, Matelândia.
Dia 26/06 ? Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Bandeirantes, Cambará, Siqueira Campos, Joaquim Távora, Arapoti, Jaguariaíva, Ibaiti, Telêmaco Borda, Wenceslau Brás, Cornélio Procópio e Sertaneja.

Voltar ao topo