Detran e DER iniciam recuperação de estradas

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PR) lançam nas próximas semanas o edital de licitação para a contratação das obras de recuperação de 900 km da malha rodoviária estadual. Ao todo, serão investidos R$ 30 milhões em 36 trechos de estradas. Os recursos fazem parte do superávit financeiro alcançado pelo Detran no ano passado e que foram incorporados ao orçamento do programa Mutirão pela Vida para este ano.

“O principal objetivo do programa Mutirão pela Vida é o de reduzir o índice de fatalidade nos acidentes de trânsito no Paraná. Como nas estradas muitos acidentes são provocados por defeitos nas pistas, estamos investindo na recuperação do pavimento nos trechos indicados pelo DER”, explicou o diretor-geral do Detran/PR, Marcelo Almeida.

O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, afirma que o aporte de recursos do Detran/PR vai se somar a outros esforços para recuperar a malha rodoviária do Paraná. “Elaboramos um amplo programa de atuação para recuperar 1.500 km de estradas em 2004. Temos o compromisso de entregar à população paranaense as estradas em perfeitas condições de tráfego”, destacou.

Os dez trechos que receberão maior volume de investimentos são os seguintes: Araucária-Campo Largo (PR-423), Ponta Grossa-Acesso Botuquara (PR-513), Manoel Ribas-Furnas (PRT-466), Pitanga-Palmeirinha (PRT-466), Entroncamento BR-369-Sabáudia-Astorga (PR-218), Tamarana-Londrina (PR-445), Nova Londrina-Usina Rosana (PR-182), Maringá-Dr. Camargo (PR-323), Nova Esperança-Paranacity-Santo Inácio (PR-463) e Honório Serpa-São João (PR-562).

O DER vai coordenar a licitação e contratação das empresas e a fiscalização, controle e medição das obras. O Detran/PR terá um representante nas comissões de licitação e de fiscalização das obras, acompanhando todos os projetos e efetuando os pagamentos por trecho executado, diretamente às empresas responsáveis.

Este será o primeiro grande investimento do programa Mutirão pela Vida em obras de infra-estrutura para a redução do índice de mortes no trânsito do Paraná.

Voltar ao topo