Detran distribui novo material educativo para a volta às aulas

As escolas de Curitiba começam a receber neste segundo semestre o novo material educativo que o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) criou especialmente para as blitze educativas do programa Mutirão pela Vida. Com o objetivo de reduzir o índice de mortes nos acidentes de trânsito, o programa tem a educação como principal instrumento para mudar o comportamento imprudente na direção, considerado a grande causa dos acidentes de trânsito.

Durante a blitz educativa, instrutores do Detran e da Polícia Militar fazem palestra nas salas de aula ensinando as leis de trânsito. Cada aluno recebe um kit, contendo um jogo educativo e um bloco de minimulta. O bloquinho já foi lançado no interior do Estado com grande repercussão e incentiva as crianças a cobrar dos pais o respeito às leis de trânsito. O bloco contém 11 infrações que devem ser pagas com doces, dependendo da gravidade da multa.

Com o material, o Detran, além de formar os futuros motoristas do Paraná, estimula o diálogo entre pais e filhos. “O trânsito é um assunto que deve estar presente na educação dos cidadãos desde cedo, tanto nas escolas como dentro das famílias”, afirma o diretor geral do Detran, Marcelo Almeida.

No primeiro semestre deste ano, quase 40 mil alunos participaram da atividade na capital. No interior, as blitze atingiram mais de 15 mil alunos. A Blitz Educativa acontece todas as quartas-feiras e, também, envolve a abordagem de motoristas em uma rua da cidade, previamente escolhida. Eles recebem orientação dos instrutores e material alertando sobre os riscos do comportamento irresponsável no trânsito. Mais de 100 mil motoristas, de Curitiba e do interior, já foram abordados nessas blitze.

Voltar ao topo