Detran bloqueia registro de automóvel de Osvaldo Magalhães

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) bloqueou o registro do veículo em que o ex-diretor da Banestado Leasing e ex-secretário do Esporte e Turismo, Osvaldo Magalhães dos Santos, dirigia no dia 7 se setembro de 1998, quando sofreu um acidente e morreu. O bloqueio do veículo Omega/97, placa AGZ-8920, foi feito depois de denúncias da CPI do Banestado de que o carro, que teve perda total, estava com os documentos em dia.

No final do mês passado a Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa que investiga o Banestado chegou a anunciar a intenção de pedir exumação o corpo de Osvaldo Magalhães, mas acabou desistindo da ação.

Em audiência da CPI em setembro, testemunhas mostraram dúvidas sobre a morte de Magalhães. Essa especulação vem sendo feita desde a morte de Osvaldo Magalhães. A maior parte das operações irregulares realizadas pela Banestado Leasing, alvo de investigação da CPI e que geraram um prejuízo de cerca de R$ 600 milhões para o banco, aconteceram durante a gestão de Magalhães.

O Detran/PR nunca foi informado oficialmente pela Polícia Rodoviária ou pela seguradora do automóvel que esse veículo esteve envolvido em acidente. De acordo com a Resolução 25/98 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em caso de acidentes de média ou grande monta, em que o veículo fica sem condições de circular, os órgãos fiscalizadores devem comunicar ao Detran para que seja providenciado seu bloqueio administrativo. O veículo só pode ser desbloqueado depois de passar por perícia técnica no Instituto de Criminalística e apresentar laudo de segurança veicular expedido por uma entidade credenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

Em casos de acidente com perda total, o proprietário ou a seguradora do veículo devem dar baixa no registro do veículo no órgão de trânsito. O Omega, que está em nome de LOCAVE Locadora de Veículos, foi licenciado no Detran/PR em 25 de fevereiro deste ano. Na ocasião foram pagos todos os débitos de IPVA, licenciamento e seguro obrigatório pendentes desde 1998. O valor de R$ 8.486,28 – débitos mais juros ? foi pago em dinheiro.

O Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) do Omega estão no Detran/PR. O documento foi enviado ao endereço informado para correspondência mas retornou, pois o número informado não foi encontrado pelos Correios. (Com Agência Estadual de Notícias)

Voltar ao topo