Um membro do conselho tribal de uma aldeia que ordenou que uma jovem de 18 anos fosse violentada por diversos homens como castigo, foi detido hoje (11) depois de entregar-se à polícia, informaram autoridades locais.

A polícia informou ter detido três dos supostos estupradores e diversos membros do conselho tribal que acataram a violação sexual em 22 de junho na comunidade de Meerwala, na província paquistanesa de Punjab.

O porta-voz da polícia local, Altaf Chandeio, disse que as autoridades ainda procuram um dos supostos estupradores.

A violação deixou indignados grupos defensores dos direitos humanos e intensificou as exigências para um maior controle do governo central nas regiões tribais do Paquistão, que defendem energicamente sua autonomia e onde as leis federais são freqüentemente desrespeitadas e substituídas pela justiça comunitária islâmica.

De acordo com a polícia, a adolescente foi estuprada por quatro homens quando um conselho tribal ordenou um castigo a sua família porque o irmão da garota, de 11 anos, foi visto quando caminhava com uma menina de outra tribo sem a vigilância de uma pessoa maior.

A família da vítima é da tribo gujar, considerada inferior à mastoi, à qual pertencia a menina que andava com o garoto. O conselho que emitiu a sentença é mastoi, assim como os homens que cumpriram a sentença.

continua após a publicidade

continua após a publicidade