Design aumenta competitividade da indústria

As ações de design têm sido fundamentais para elevar a competitividade da indústria brasileira. A pesquisa ?Indicadores de Competitividade da Indústria Brasileira? divulgada, nesta quarta-feira (26), em São Paulo, pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou que, em 2003, cerca de 50% das 743 empresas de micro, pequeno, médio e grande portes entrevistadas investiram em ações de design. Do universo de empresas de médio e grande portes pesquisadas, 56,7% investiram em design. Entre os estabelecimentos de micro e pequeno portes, esse percentual ficou em 43,2%.

Com relação aos investimentos em design, os resultados também apontaram para uma tendência de aumento. Quanto aos recursos aplicados em 2003, a pesquisa mostrou que 18,7% das empresas investiram mais de 2% do faturamento bruto em design. Para 2005, o levantamento constatou que cerca de 30,6% das empresas vão investir percentual superior a 2% do faturamento.

Ainda na relação entre investimento em design e faturamento bruto, o levantamento revelou que 34,9% das micro e pequenas empresas pretendem aplicar montantes superiores a 2% do faturamento bruto em atividades relacionadas ao design em 2005, contra 21,9% das médias e grandes. ?Isso significa que micro e pequenas empresas perceberam que o design é um instrumento de agregação de valor?, assinala o gerente da Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae Nacional, Paulo Alvim.

Para o gerente do Sebrae, além da percepção dos empresários, é preciso ressaltar o investimento que o Sebrae tem feito para garantir o acesso de micro e pequenas empresas a ações de design. Ele lembra que, entre 2001 e o primeiro semestre de 2005 a Instituição investiu R$ 33 milhões no programa Via Design, que oferece oportunidade para que os pequenos negócios conquistem vantagens competitivas com a introdução do design.

Resultados

Quanto à percepção dos resultados para a empresa após realizar investimentos em design, a pesquisa apontou que em mais da metade dos casos houve aumento de vendas ou do faturamento bruto embora essa percepção seja maior nas médias e grandes empresas. A pesquisa mostra que 55,6% dos estabelecimentos de médio e grande portes constataram que o design ajudou a elevar o faturamento, contra 55,6% de micro e pequenas.

A pesquisa ?Indicadores de Competitividade da Indústria Brasileira? é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e Sebrae. Foi realizada entre outubro de 2004 e março de 2005 e traz dados referentes ao ano de 2003. O último levantamento desse tipo havia sido realizado com base em dados de 1999.

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