Desfile Cívico-Militar encerra as comemorações da Semana da Pátria

O desfile Cívico-Militar de Sete de Setembro encerra as comemorações da Semana da Pátria na manhã desta quinta-feira (07), a partir das 9h. O evento, realizado na Avenida Cândido de Abreu, Centro Cívico, em Curitiba, vai contar com a participação de duas escolas da rede municipal de ensino, 33 da rede pública estadual e cinco que recebem atendimento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), além de seis entidades civis. Também desfilam tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e grupos da Guarda Municipal e da Polícia Civil.

Entre as autoridades que assistirão ao desfile, estão o governador em exercício Hermas Brandão; o comandante-geral da 5.ª Região Militar, o general de divisão Túlio Cherem; o presidente em exercício da Assembléia Legislativa deputado Pedro Ivo; o desembargador Tadeu Marino Loyola Costa; o prefeito de Curitiba, Beto Richa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nemésio Xavier de França Filho; e o coronel-aviador Arton José Schultze.

A comemoração começa com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria, conduzido por atletas vencedores da Corrida do Facho deste ano. Em seguida, os participantes ouvirão breve retrospectiva histórica sobre acontecimentos importantes do Brasil, como Entradas e Bandeiras, conflitos de fronteira e os grandes líderes do país.
 
O hino nacional será executado pela a banda da 5.ª Região Militar do Exército e a abertura do desfile fica a cargo do presidente da ?Liga da Defesa Nacional?, tenente-coronel Jose Evane Dutra. A banda Marcial, do Colégio Bagozi, regida pelo maestro Sérgio e um grupo de escoteiros acompanha o desfile da Liga.

O Colégio Estadual do Paraná abre o desfile escolar com a banda musical Bento Mossurunga e, dando seqüência à comemoração, serão apresentadas as bandeiras históricas do Brasil as dos Estados. Após a participação das escolas estaduais, as crianças do Proerd desfilam com as escolas municipais Vereador Antonio Borkovski, Prefeito Euripedes de Siqueira, Santa Cecília, José Eurípedes de Souza e Agripino João Tosin. Na seqüência, desfilam a Banda Racional Universo em Desencanto, a Guarda Mirim Diva Pereira Gomes, a União de Escoteiros do Brasil, Legião Boa Vontade, os Santos dos Últimos Dias, os Desbravadores e os Paladinos Moto Clube.

O desfile Militar começa perto das 10h com as tropas, as viaturas blindadas, caminhões, carros e canhões. A solenidade será encerrada com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria.

Voltar ao topo