Desenvolvimento tem que ser em todas as áreas, diz ministro

O ministro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), Jaques Wagner, disse hoje que o desenvolvimento brasileiro tem que se manifestar, simultaneamente, em todas as áreas: social, cultural, comunitária, regional, ambiental, econômica, financeira, tecnológica e administrativa. O desenvolvimento tem que se espraiar, também, por todo o território: rural, urbano e metropolitano, afirmou o ministro, ao abrir, no Palácio do Planalto, mesa-redonda sobre agenda nacional de desenvolvimento.

Wagner ressaltou, entretanto, que a política é a dimensão mais decisiva para o processo de desenvolvimento. ?É nela que se dão as escolhas que conformarão um país, é dela que surgem os acordos sociais que darão o suporte necessário a executar as escolhas feitas. É com a política que desafios são enfrentados, obstáculos são transpostos e a democracia se realiza?, afirmou o ministro.

Em seu discurso, o ministro tomou como base o pronunciamento que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem, na oitava reunião da plenária do Conselho de Desenvolvimento, para reafirmar ?que há 19 meses o governo Lula está em busca de um Brasil novo, que pulsa dentro desta nação materialmente tolhida e espiritualmente inferiorizada que herdamos, e que, felizmente, já está mudando?.

Voltar ao topo