Desemprego é o maior dano causado pela pirataria, diz Medeiros

A pirataria gera prejuízo de R$ 15 bilhões anuais para o Brasil. A estimativa é do deputado Luiz Antônio de Medeiros (PL/SP), presidente da CPI da Pirataria, cujos trabalhos já estão encerrados. Em entrevista ao programa NBR Manhã, da NBR, o canal de TV a cabo da Radiobrás, ele disse que o desemprego é o maior dano causado pela pirataria. “Nós perdemos muitos empregos, a pirataria cria emprego lá na China e destrói no Brasil”, afirmou.

O Brasil ocupa o 11° lugar no ranking da pirataria em todo o mundo. Segundo Medeiros, é quase impossível encontrar uma cidade brasileira onde não se venda produtos falsificados. “Hoje tem pirataria no remédio, no combustível, em autopeças. Atrás da pirataria há grandes grupos organizados, de bandidos e que têm ligação também com o tráfico de drogas”, acrescentou.

Ele avalia que a prisão de envolvidos na pirataria foi um grande resultado prático da Comissão Parlamentar de Inquérito. “Hoje, temos agentes federais presos, tanto policiais quanto fiscais. Você hoje, no Brasil, tem juízes presos, tem quatro juízes afastados”, enumerou. “Então, eu acho que, no país, hoje em dia, o reino da impunidade está acabando, sobretudo para os grandes tubarões”, concluiu o deputado.

Voltar ao topo