Desemprego cai pelo segundo mês consecutivo, apura IBGE

A taxa de desocupação medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas seis principais regiões metropolitanas do país, caiu de 12,2% para 11,7%, entre os meses de maio e junho. É a segunda queda consecutiva na taxa, que já havia diminuído em 0,9 ponto percentual em maio, em relação a abril. Com isso, o índice volta aos níveis de janeiro.

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, o número de pessoas que estão trabalhando se manteve nos mesmos 18,9 milhões verificados em maio e a variação de 0,4% não pode ser considerada ?estatisticamente significativa?. Em comparação a junho do ano passado, 598 mil pessoas ingressaram no mercado de trabalho ? uma variação positiva de 3,3%.

A Pesquisa Mensal de Emprego indica, ainda, que o rendimento médio do trabalhador cresceu 1,8% em relação a maio, para R$ 886,60. Em comparação a junho do ano passado, porém, há queda de 0,5%.

Outro dado significativo constatado pela Pesquisa Mensal de Emprego diz respeito ao aumento de 3,2% no número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada, em relação a junho do ano passado. Essa alta se deu em quase todas as seis regiões investigadas pelo IBGE, à exceção de Recife.

Voltar ao topo