Desassoreado, Canal do Varadouro terá barco de passageiros

O desassoreamento do Canal do Varadouro – uma antiga ligação marítima entre o litoral Norte do Paraná e o litoral Sul de São Paulo -, a operacionalização de uma linha de transporte de passageiros para percorrer o trajeto e outras ações de apoio e incentivo ao turismo de forma sustentável, com ênfase ao turismo rural, estão previstos no termo de cooperação firmado entre representantes dos dois Estados no município paulista de Ilha Comprida. “Toda a mesorregião do Vale do Ribeira, que compreende 16 municípios do Paraná e 23 de São Paulo e onde se verificam os menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) terá ações concretas para a geração de emprego, incentivos à produção, à comercialização e, com isto, aumento de renda”, disse o diretor presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, ao assinar o documento.

Segundo ele, o governo federal prevê um investimento de R$ 110 milhões em 13 mesorregiões no país, e o Vale do Ribeira é uma delas. A transformação da região em um pólo turístico nacional foi discutida no Encontro de Turismo Sustentável da Mesorregião do Vale do Ribeira ? Guaraqueçaba. O evento foi promovido em Ilha Comprida(SP) pela Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Paraná Turismo, Eco Paraná, Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo e Agência de Desenvolvimento da Mesorregião do Vale do Ribeira / Guaraqueçaba.

Também participaram do encontro representantes dos Ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente; da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, representantes do Sebrae, Banco do Brasil, Fundesvar e Pronaf. Os entendimentos entre os dois estados iniciaram em março, durante reunião entre o presidente da Paraná Turismo e o secretário executivo do Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castelo Branco.

Segundo o diretor presidente da Paraná Turismo, como se trata da maior área contínua remanescente de Mata Atlântica do país, protegida por 19 unidades de conservação de diferentes categorias, estão sendo tomados todos os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente. Dentro desse contexto, o turismo sustentável é uma oportunidade e alternativa de geração de emprego e renda.

Ele informou que duas empresa já entraram com o pedido de licença para a navegação no Ministério dos Transportes e estão sendo criados cursos de qualificação para os pescadores. Demiate prevê a instalação de 40 estabelecimentos comerciais e geração de 200 empregos diretos.

O novo roteiro integra pelo mar as cidades litorâneas do Norte do Paraná e do Sul de São Paulo, de Cananéia a Guaraqueçaba, mas também beneficiará as cidades da Mesorregião que estão incluídas ou próximas ao trajeto. Segundo secretário do Turismo do Estado de São Paulo, Marco Antonio Castello Branco, a expectativa é de que até o final do ano o roteiro esteja em operação. Segundo ele, para sua operacionalização faltam o balizamento de pequeno trecho do circuito e a autorização do governo federal, já que compreende a ligação pelo mar entre dois Estados.

O circuito turístico com barco de média velocidade pode ser feito em três horas. E pode ser operacionalizado durante os 365 dias do ano, pois se trata de um circuito em canais do mar, sem problemas com o mau tempo. Além disso, o roteiro turístico permitirá que as comunidades tradicionais tenham acesso aos mercados para escoar seus produtos.

Voltar ao topo