Deral começa levantamento para estimativa da próxima safra de café

Técnicos do Deral – Departamento de Economia Rural da Secretaria da Agricultura, deram início nesta sexta-feira (10) a pesquisa de campo nas regiões cafeeiras do Estado, para estimativa da próxima safra.

Este é o primeiro levantamento que está sendo realizado para definir o tamanho da área ocupada pela cafeicultura e qual o potencial produtivo para a próxima safra (2007/08).

A pesquisa de campo avalia ainda junto aos cafeicultores o número de pés plantados, produção obtida na última safra, sistema de colheita, comercialização e destino da produção. ?O objetivo é obter uma previsão inicial de área e do potencial de produção para a próxima safra?, explicou o secretário da Agricultura, Newton Pohl Ribas.

Ao todo, o Deral pretende visitar 570 propriedades cafeeiras, distribuídas em 123 municípios que compõem o modelo de amostragem estatística de propriedades de café, utilizada em março deste ano.

A pesquisa é realizada em parceria com a Conab – Companhia Nacional de Abastecimento. ?Pretendemos levantar informações suficientes para dar maior confiabilidade na estimativa?, acrescentou Dirlei Antonio Manfio, responsável pelo Setor de Previsão de Safras da Secretaria da Agricultura.

Voltar ao topo