DER intensifica fiscalização de ônibus de passageiros no Litoral

Com um maior número de agentes atuando na fiscalização do transporte intermunicipal de passageiros, a operação ?Viva o Verão? 2006, que combate a irregularidade e a clandestinidade na prestação do serviço, trouxe os melhores resultados, desde o seu início em 2004.

Apesar de o número de abordagens ter aumentado quase cinco vezes, se comparado aos dados do primeiro ano, o percentual de autuações não acompanhou o acréscimo de forma diretamente proporcional, conforme relatório final divulgado nos últimos dias pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Apenas neste ano, foram abordados 5.579 veículos, entre ônibus e vans a caminho ou retornando das praias. Destes, 374 receberam notificação por alguma irregularidade e apenas 2 clandestinos foram apreendidos. No ano passado, foram 3.370 abordagens, 256 autos infração e 8 apreensões; em 2004, 1.152 veículos foram abordados, 227 notificados e 5 sofreram apreensão.

O secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi, destaca que há três temporadas a operação vem apresentando resultados cada vez mais satisfatórios. ?Este ano, o fator decisivo foi o aumento do efetivo, deslocando fiscais experientes e eficientes de diversas regiões do Estado para o litoral?, explica.

Ainda segundo o secretário, esses dados são reflexo direto do trabalho educativo que vem sendo realizado pelo DER no combate à irregularidade e clandestinidade no transporte de passageiros pelas rodovias paranaenses. ?Os números obtidos comprovam a eficácia das campanhas e a consciência da população paranaense, que responde de forma positiva aos nossos esforços, evitando contratar empresas não habilitadas para a realização dos serviços de transporte de passageiros?, afirma.

Voltar ao topo