DER alerta prefeituras para que evitem transporte clandestino de passageiros

O mês de maio foi marcado por um aumento no número de veículos (ônibus e vans) clandestinos apreendidos nas ações de fiscalização do transporte intermunicipal realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O balanço divulgado pelo órgão nos últimos dias aponta que 1.273 veículos foram abordados, resultando em 121 notificações e 11 apreensões.

De acordo com a gerência de fiscalização do Departamento, esse aumento se justifica pelo grande número de irregularidades encontradas no transporte de estudantes, principalmente nas regiões de Apucarana e Umuarama.

?É importante fazer um alerta às administrações municipais para que prestem atenção aos registros das empresas antes da contratação e para que não dêem espaço aos chamados piratas, que não oferecem a menor garantia de segurança?, afirmou o secretário dos Transportes e diretor-geral do DER, Rogério Tizzot.

?O DER está à disposição de todos os cidadãos paranaenses para o esclarecimento de dúvidas com relação à listagem das empresas autorizadas a realizar o serviço de fretamento para o transporte de passageiros?, completou.

O registro do DER garante que o serviço prestado pela empresa seja seguro, de qualidade e que os horários das linhas serão respeitados. A listagem de empresas autorizadas a prestar serviços de transporte intermunicipal pode ser conferida via internet (www.pr.gov.br/derpr ou www.pr.gov.br/stc) ou solicitada via e-mail (ccpstc@pr.gov.br).

O principal objetivo da fiscalização, segundo Tizzot, é combater a prática do transporte de passageiros por parte de empresas que não possuem autorização para prestar os serviços. ?Caso o transportador seja flagrado sem o registro do DER, ocorre a apreensão?, esclareceu. ?Já as empresas devidamente registradas são notificadas se houver qualquer tipo de irregularidade nos veículos, horários ou documentação?, completou.

Operações ? O secretário Tizzot destacou o grande número de abordagens realizadas pela equipe de fiscalização que vem intensificando o trabalho desde 2003 e, com um maior número de agentes, desde a operação ?Viva o Verão?, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

?Mais do que coibir a prática da irregularidade e da clandestinidade, as ações de fiscalização são educativas e ajudam na formação da consciência crítica do usuário de transporte sobre seus direitos como consumidor e, principalmente, sobre a sua segurança?, disse o secretário.

Além de ações regulares, o DER auxilia a Receita Federal próximo à fronteira com o Paraguai fiscalizando as vans que proliferaram na região; e é parceiro da URBS em operações de combate ao transporte clandestino na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo