Deputado petista diz que vê com relutância indicação de empresário

O deputado eleito Ivan Valente (PT-SP), que integra a corrente Bloco de Esquerda do partido, avaliou hoje que a provável indicação do empresário Luiz Fernando Furlan para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é “uma sinalização” que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, pretende dar “à indústria e à política exportadora”. Valente disse que acompanha com “certa relutância” a possível designação.

“Ainda não sei dizer se não tínhamos um nome mais adequado dentro da equipe do presidente eleito, alguém mais próximo do partido”, afirmou.

Para ele, “ainda é cedo” para avaliar a indicação, feita ontem, do deputado eleito Henrique Meirelles (PSDB-GO) para a presidência do Banco Central (BC). “Ele ainda não explicitou as políticas que pretende adotar. Mas, de antemão  nós não podemos concordar com a autonomia do Banco Central, que é um instrumento do governo para conduzir sua política econômica”, disse.

Valente disse que “só não poderia concordar” com a nomeação do nome do presidente da instituição financeira, se ele fosse decidido com a intenção de acalmar o mercado. “O mercado é instável, irracional e, por tendência, especulativo. Então, os nomes (para o ministério) têm de atender à lógica da política econômica proposta pelo novo governo”, disse.

Voltar ao topo