Deputado opina, na CCJ, pela retirada do processo contra Dirceu

O deputado Darci Coelho (PP-TO) concluiu, há pouco, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, a leitura de parecer favorável ao pedido do deputado José Dirceu

(PT-SP) para que o processo de cassação do mandato dele seja retirado do Conselho de Ética.

Dirceu entrou com recurso na CCJ contra a decisão do Conselho de Ética de negar a retirada do pedido de cassação contra ele, encaminhado pelo próprio PTB, que antes pedira a cassação. O conselho considerou que o processo já estava aberto e que, portanto, não cabia mais a retirada do pedido, como queria o PTB.

Dirceu recorreu, então, à CCJ, e o relator do pedido dele considerou que o conselho estaria agindo por conta própria, contrariando a regra de que ele só pode instaurar processos por iniciativa de partidos políticos ou da Mesa da Câmara. Nas suas considerações, Coelho afirma que, quando o partido pede retirada não há mais sustentação para o processo.

Há pouco, um pedido de vista coletivo dos membros da Comissão de Justiça, que querem prazo regimental de duas sessões para analisar o relatório, motivou o adiamento da votação do pedido de Dirceu para a proxima semana.

Voltar ao topo