O deputado reeleito Paulo Rubem Santiago (PT-PE) exibiu uma faixa no Salão Verde da Câmara, com a frase ?Imunidade sim Proteção ao Crime não?. A proposta do deputado é que a nova legislatura faça da discussão sobre imunidade parlamentar uma de suas bandeiras.

continua após a publicidade

?Alguns se elegeram deputados para se proteger no Supremo de denúncias de crimes fiscais, financeiros, lavagem de dinheiro, improbidade administrativa. A imunidade parlamentar não foi feita para proteger criminoso?.

Santiago disse que o exemplo ?mais escandaloso? é o do ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, que assume hoje como deputado. ?Ele foi denunciado por corrupção, desvio e lavagem de dinheiro, crimes financeiros e vem como deputado transferir seu processo da Justiça de primeira instância para o Supremo?.

Neste momento começa no Plenário da Câmara a cerimônia de posse. Ao chegar, muitos dos deputados, acompanhados pelas famílias e amigos, não sabiam ainda como circular pelo interior do prédio e foram encaminhados ao plenário por servidores da Câmara.

continua após a publicidade