Denúncias de exploração sexual aumentam 86% em maio

Brasília – A média diária de denúncias recebidas pelo serviço Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes aumentou 86% entre os dias 15 e 27 de maio, em comparação ao balanço relativo à primeira quinzena do mês.

Dos 2.126 atendimentos feitos por dia, 67 casos foram considerados situações de violência contra crianças e adolescentes. Já nos primeiros quinze dias de maio, a média diária foi de 2.093 ligações atendidas, com 36 denúncias. O serviço atende gratuitamente pelo número 100 e recebe denúncias de vários tipos violência, não apenas de violência sexual.

Para a coordenadora do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Cristina Albuquerque, o número de denúncias na segunda quinzena do mês cresceu por causa das mobilizações em torno da semana de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

?O número de ligações praticamente não aumentou, o que aumentou mesmo foi o número de denúncias, ou seja, a atitude, a consciência das pessoas é que mudou?, ressaltou. A coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e Adolescentes, Neide Castanha, concorda. Para ela, a sociedade está mais confiante ?que é possível revelar sem ser revitimizado?.

?Quando chega a campanha do 18 de maio, que já é uma data introduzida no calendário nacional – quer na agenda pública dos governos, quer na agenda da sociedade civil – a evidência do tema coloca um empoderamento maior nas vítimas e essa é a finalidade do 18 de maio?, destaca Castanha.

As duas coordenadoras integram a Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é formada por representantes do governo federal, da sociedade civil e de organismos internacionais e do Ministério Público e por parlamentares. O grupo se reuniu hoje (29) para fazer uma avaliação das atividades relativas ao 18 de maio.

Voltar ao topo