Delfim não vê ameaça à governabilidade de Lula

A governabilidade não deve ser um problema no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a visão do deputado federal Antonio Delfim Netto (PMDB-SP). Para o ex-ministro da Fazenda, apesar dos discursos que apontam em contrário, a oposição está disposta a compor com o governo em torno de um projeto que ajude a desenvolver o Brasil.

"Essa idéia de que não há governabilidade é tudo conversa mole pra boi dormir. As pessoas que estão lá (no Congresso Nacional) são todas mobilizáveis para apoiar um programa de boa qualidade que ajude o Brasil a crescer", disse Delfim. O deputado não quis antecipar qual deve ser o grau de participação do PMDB no próximo governo, mas revelou seu desejo de que o partido atue de forma integral no segundo mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Espero que vá participar em peso", afirmou.

Para o deputado, também é fundamental que os presidentes do Senado e da Câmara sejam escolhidos, consensualmente, pelo partido com a maior bancada, no caso o seu próprio. "A tradição do Congresso é importante. Quem tiver a maioria, na minha opinião, deve indicar os dois presidentes", disse, ressaltando que nas vezes em que essa regra não foi seguida, o Congresso enfrentou problemas. Delfim fez essas declarações em entrevista concedida antes de proferir palestra na ExpoManagement 2006.

Voltar ao topo