Delegado-geral da Polícia Civil pede demissão

O delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Adauto Abreu de Oliveira, pediu exoneração do cargo por volta das 16h de hoje, através de um fax enviado ao governador Roberto Requião.

Jorge Azôr Pinto já foi nomeado pelo governador Roberto Requião e pelo secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, para ocupar o cargo a partir de hoje.

O novo delegado-geral deixa o comando da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio, que assumiu no dia 18 de agosto deste ano. Neste dia, Delazari anunciou mudanças na cúpula da Polícia Civil e o único nome mantido foi o de Adauto de Oliveira.

Adauto, que ocupava o cargo desde o início do ano, disse não concordar com a “situação de subserviência da Polícia Civil em relação ao Ministério Público”.

“Não sou fantoche do Delazari”, disse ele. Segundo Adauto, desde que Luiz Fernando Delazari assumiu o cargo de secretário da Segurança Pública, em maio, a Polícia Civil estaria agindo a serviço do MP.

Para o delegado-geral, a Polícia deveria agir mais nas ruas, em ações independentes do Ministério Público.

O governador Requião ouviu as razões do delegado e quis saber as razões do pedido de demissão. Adauto salientou que estava convicto da decisão, classificando-a como irrevogável.

Requião salientou sua amizade de anos com o delegado e sua consideração. Requião lembrou, ainda, a competência e integridade de Adauto e o convidou para permanecer no governo prestando assessoria ao seu gabinete.

O delegado agradeceu o convite e a manifestação do governador, disse que pensaria se aceitaria o convite, mas lembrou que seu tempo de funcionalismo público já terminou e que deve se aposentar.

Voltar ao topo