Delegações de mais de 900 colégios devem chegar nesta sexta em Curitiba

Delegações de mais de 900 colégios públicos e particulares de ensino fundamental e médio do Estado desembarcam nesta sexta-feira (7), em Curitiba, para a disputa da fase final dos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s). A cidade receberá durante o período da competição quase 14 mil alunos, praticamente, três vezes o número de atletas que estarão no Pan-Americano, no Rio de Janeiro, em 2007. O número é superior também ao das Olimpíadas de 2004 na Grécia. Com os professores, diretores e chefes de núcleos serão quase 20 mil pessoas participando dos Jogos.

Para programar mais de 500 confrontos somente na primeira etapa dos jogos, a Secretaria da Educação e a Paraná Esporte tiveram que montar uma estrutura gigantesca. No futebol, por exemplo, os jogos serão em 18 estádios, sendo a maioria dos clubes amadores da capital. Para os jogos de vôlei, handebol, futsal e basquete serão utilizados mais de 20 ginásios de esportes. Ainda haverá locais para competições de tênis de mesa, xadrez, natação, ginástica rítmica e atletismo.

No ano passado, a final dos Jogos Colegiais contou com a metade dos atletas porque o sistema de classificação na fase regional foi diferente, com menos vagas. ?Resolvemos ampliar a fase final porque vimos que dependia apenas de uma questão de organização?, justifica o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves. ?É a maior competição já realizada no Paraná em todos os tempos. Estamos pesquisando para saber se houve outra deste tamanho no Brasil?, orgulha-se o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.

Já para acomodar as delegações foram montados 31 alojamentos com mais de 500 dormitórios, refeitórios, salas de atendimento médico e outras infra-estruturas. Para o deslocamento aos locais dos jogos, além dos ônibus colocados à disposição pelos municípios, a Paraná Esporte alugou 128 coletivos, todos com um monitor para orientar sobre os horários da programação e o trajeto. ?Curitiba é a única cidade no Estado com instalações para comportar uma competição deste tamanho. E são poucas as cidades no Brasil que oferecem infra-estrutura igual?, elogia o coordenador geral dos Jocop’s, Detlev Surkamp.

Atletismo abre os jogos

A fase final dos 53.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s), em Curitiba, começa com a modalidade de atletismo neste sábado (8), às 14 horas, antes mesmo da abertura oficial no mesmo dia, às 19 horas, com a solenidade no Ginásio Tarumã. As competições serão encerradas dia 20 de julho, envolvendo mais de 700 equipes só nos esportes coletivos.

As provas de atletismo, que vão até o dia 15, serão no Centro Universitário Positivo (Unicemp), em Campo Comprido , e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), no Centro Politécnico, no Jardim das Américas. Exclusivamente nesta modalidade, as inscrições foram prorrogadas até o dia do início das disputas, devendo participar mais de 3 mil atletas.

Em termos de participação, segundo o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro, estão confirmadas as presenças na fase final de 3.132 professores, diretores e chefes de núcleos, de 10.614 atletas das equipes classificadas na fase regional, e ainda perto de 300 atletas de natação e 200 meninas de ginástica rítmica. ?E como as inscrições no atletismo ainda estão abertas, vamos chegar perto de 18 mil participantes, como calculávamos?, anima-se Lester.

De acordo com a programação elaborada pela Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte, a maioria dos jogos começa domingo, nas modalidades vôlei, futebol, handebol, ginástica rítmica, natação e tênis de mesa. Os confrontos do futsal, basquete e xadrez só iniciam dia 14 de julho, quando já estarão encerradas as competições de GR, natação e tênis de mesa. Por último, serão realizados os jogos de futebol de mesa, numa única data, dia 20, tendo em vista a inscrição de apenas quatro equipes ? este é o primeiro ano em que a modalidade é disputada.

Nas modalidades coletivas acima, as equipes representam dois grupos de faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) e dos dois sexos (masculino e feminino). Participam os colégios vencedores da etapa regional dos 32 núcleos regionais de Educação, da Seed, e mais quatro segundos colocados de cada grupo e sexo em cada modalidade entre todos os núcleos. Além dessas, disputam a final outras 19 equipes de pessoas com necessidades especiais, na modalidade de futsal.

Os interessados poderão acompanhar as competições localizando os locais pelo site www.pr.gov.br/jogoscolegiais/2006, nos links fase final e programação.

Voltar ao topo