Delazari determina permanência de policiais em área de conflito

A Secretaria da Segurança Pública destacou 90 policiais militares para evitar novos conflitos na fazenda Santa Filomena, divisa entre Guairaçá e Planaltina do Paraná, Noroeste do Estado. Na madrugada de sábado, um integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra morreu e outros seis ficaram feridos ao ser recebidos a tiros por seguranças da propriedade. Durante reunião da Operação Mãos Limpas desta segunda-feira, o secretário Luiz Fernando Delazari, determinou investigação do caso e disse que fará a reintegração de posse da área assim que tiver determinação judicial.

Delazari lamentou a morte do sem-terra e designou um delegado especial para investigar o caso. De acordo com o secretário, já foi designado um delegado especial para o caso e ele pediu calma aos proprietários rurais, para que a reintegração de posse seja feita sem conflitos e de acordo com a lei. Delazari disse que desconhece a existência de milícia armada na região, mas que o delegado responsável irá apurar a denúncia.

A fazenda Santa Filomena foi invadida por cerca de 400 sem-terra e o grupo foi recebido a tiros pelos seguranças da área. Delazari lembrou o esforço que o Estado tem feito para evitar conflitos agrários em cumprimento de determinações judiciais. “Em um ano e meio de governo já fizemos 70 desocupações o que corresponde quase uma reintegração de posse a cada sete dias”, afirmou.

Voltar ao topo