Delazari anuncia mais rigor contra invasões de terra no Paraná

O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou que a partir de hoje terá mais rigor contra invasões de terra no Paraná. Ele garantiu que vai determinar a desocupação de todas as novas invasões que aconteçam no Estado.

“O governo vem tratando este assunto com muita serenidade e entendimento e esperamos que os sem-terra compreendam este esforço do governo do Paraná. Mas agora não é momento de conturbações e, por isso, não vamos mais admitir nenhuma invasão de área no Estado”, afirmou Delazari.

Como prova disso, o secretário determinou à Polícia Militar que acompanhasse a desocupação na Fazenda da Barra, na cidade de Colorado. A área foi desocupada na tarde de hoje, pacificamente, com o desmonte de todos setenta barracos que estavam na propriedade. A área foi invadida no sábado passado (01), por integrantes do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast), depois que parte do canavial da fazenda foi queimado.

Para investigar o incêndio, um delegado da Polícia Civil do Paraná vai ser designado em caráter especial, sob determinação de Delazari. Ele pediu ao delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, que escolha o nome do delegado que será responsável pelas investigações.

De acordo com o relato da Polícia Militar, o incêndio começou na noite de sexta-feira passada (30) e destruiu parte da plantação de cana-de-açúcar da fazenda. No dia seguinte, noventa famílias do Movimento dos Agricultores Sem Terra (Mast) que estavam acampadas às margens da PR 463 invadiram a área. Ainda segundo o relato da polícia, os invasores não apontaram quem seria o líder da invasão. Entretanto, eles teriam informado que o fogo foi ateado na noite anterior para facilitar a invasão. A PM encontrou no local da invasão treze carros de passeio e outras três motos. “Nós não podemos ser coniventes com estas atitudes”, disse Delazari.

Voltar ao topo