Déficit público provoca atraso nos salários de funcionários

O governo paraguaio está enfrentando o mais sério déficit público dos últimos tempos, e por causa disso os funcionários públicos passam por um dos mais longos atrasos para receber os salários, o que provoca inquietações e ameaças de medidas de força. 

As informações oficiais dão conta de que até hoje apenas 50% dos funcionários públicos receberam seus salários de junho, enquanto o setor que emprega policiais e militares ainda não pôde receber o pagamento. O atraso é sem precedentes.

Entre os atingidos também estão médicos, enfermeiras e outros profissionais que fazem parte do Ministério de Saúde Pública. Eles estudam fazer uma greve de protesto.    Outros setores enfrentam situações semelhantes, e o chanceler José Moreno Ruffinelli admitiu que as sedes das embaixadas paraguais no exterior estão devendo dois meses de aluguel, por não receber recursos de Assunção.

O Ministério da Fazenda ainda precisa de US$ 20 milhões para cumprir suas obrigações com o restante dos funcionários que devem receber os salários de junho, enquanto o governo está recebendo uma chuva de pedidos de reprogramações de gastos das instituições públicas, para atender às suas necessidades. (ANSA)

Voltar ao topo