“O Ibama demorou para nos comunicar sobre o incêndio e nem acata sugestões do Governo do Paraná para combater o fogo, como prevê o plano”, reclama o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luiz Antonio Borges Vieira. “Mesmo assim, o Governo do Paraná não tem poupado esforços para colaborar no combate ao incêndio, enquanto o Ibama se mostra irresponsável diante do problema”.
Ainda segundo Vieira, quando a Defesa Civil do Paraná foi comunicada sobre o incêndio pelo Ibama, às 10 horas da quinta-feira, a linha de fogo já tinha uma extensão de 15 quilômetros. “Imediatamente, deslocamos bombeiros de Toledo e Umuarama para ao local. Ao mesmo tempo enviamos, de avião, um equipamento especial de combate a incêndios: o bamby bucket, espécie de balde que, acoplado a um helicóptero, despeja 500 litros d`agua a cada vez”.
Mesmo diante da posição assumida pelo Ibama do Paraná, a Defesa Civil do Estado garante que não deixará de continuar no trabalho de combate ao fogo. “Apesar de ser uma área de responsabilidade federal, continuaremos a colaborar naquilo que for possível”, acrescenta o coronel Vieira.
continua após a publicidade
continua após a publicidade