Defesa Civil mantém alerta sobre ciclone no Sul do Brasil

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, emitiu novo aviso às coordenadorias da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo, mantendo o alerta do dia anterior sobre a formação de um ciclone extratropical que poderá provocar chuvas e rajadas de vento de forte intensidade. A Sedec mantém a advertência que até o final desta semana é desaconselhada qualquer atividade pesqueira e de lazer no mar do Sul do país.

Segundo Cristina Lourenço, meteorologia da Sedec, o ciclone em formação causará, de hoje até sábado, chuva forte em Santa Catarina, incluindo a região metropolitana de Florianópolis, onde as precipitações poderão chegar a 100 milímetros. Os ventos ao longo do litoral catarinense poderão registrar rajadas de até 80 quilômetros por hora, aumentando também o risco de deslizamentos de morros e encostas, pois o solo está saturado pelas chuvas dos últimos dias.

De acordo ainda com a meteorologia, persiste o alerta de ressaca, podendo as ondas chegar até quatro metros de altura, no litoral, e a cinco metros em alto mar. A previsão é de que, a partir da tarde de sábado, o tempo melhore e as chuvas se reduzam.

Para o Rio Grande do Sul e o Paraná, o alerta, a previsão e a orientação são os mesmos. Quanto ao estado de São Paulo, o alerta da Sedec chama atenção para o Vale do Ribeiro, onde as rajadas de vento alcançarão velocidade de até 60 quilômetros por hora.

O ciclone deverá atingir também o Mato Grosso do Sul, onde, segundo a Sedec, haverá chuvas de forte intensidade, acompanhadas de ventos de até 50 quilômetros por hora.

Voltar ao topo