Defesa Civil alerta para temporais, mar agitado e frio no Sul e no Sudeste

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, enviou nesta segunda-feira alertas ao Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais a fim de prevenir sobre a ocorrência, até amanhã, de chuvas fortes, raios e ventos com até 60 quilômetros por hora (km).

Os temporais poderão atingir o sul do Rio de Janeiro, todo o estado de São Paulo e o sul de Minas Gerais. Nessas regiões, é possível a queda de granizo em áreas localizadas, especialmente no centro e no leste paulista, que inclui a região de Campinas, a grande São Paulo e o Vale do Paraíba.

Para São Paulo também foi enviado alerta sobre a previsão meteorológica de mar agitado no litoral, com ondas de até 3 metros. Já os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam alerta de temperaturas próximas a zero grau e geadas na madrugada de amanhã e de quarta-feira (22), devido à presença de forte massa polar na região. Também é desaconselhado o uso de embarcações pequenas e médias, pois a previsão é de ondas de até 4 metros em alto mar.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda que a população dessas regiões evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras – zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. Os habitantes do sul do Rio de Janeiro, de São Paulo e do sul de Minas Gerais devem evitar lugares desprotegidos dos raios e ventos.

Voltar ao topo