O meio-campo brasileiro naturalizado português Deco, do Barcelona, será operado amanhã de uma lesão sofrida na mão direita na vitória de ontem por 4 a 0 sobre o Recreativo de Huelva, pelo Campeonato Espanhol. Deco torceu o terceiro dedo de sua mão – a mesma em que o jogador foi operado, há um ano, de uma fratura da primeira falange.

A decisão só foi tomada após a consulta com um especialista, que achou necessário reparar a lesão atual e mexer no que foi feito na cirurgia anterior. O tempo de recuperação do meio-campo só será definido após a operação.

Ontem, o atacante Samuel Eto´o foi o destaque da goleada do Barcelona, fora de casa, sobre o Recreativo. O camaronês marcou duas vezes na partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Espanhol, ajudando seu time a conquistar provisoriamente a liderança isolada da competição, com 53 pontos. Os anfitriões permanecem na 7ª colocação, com 41 pontos.

Os visitantes abriram o placar logo no começo da partida. Samuel Eto´o chutou de longe, a bola fez uma curva e enganou o goleiro Vallejo. Depois do gol, a equipe catalã resolveu se preservar e explorar os contra-ataques. O Recreativo procurou o jogo, e quase chegou ao empate aos 22 minutos, com Barber recebendo um cruzamento da esquerda e perdendo um gol incrível. Dois minutos depois, Aitor soltou uma bomba de fora da área e a bola explodiu na trave de Valdés.

Aos 39, veio o castigo. Ronaldinho e Deco fizeram ótima troca de passes e o jogador português deixou Zambrotta na cara do gol que encobriu com categoria o goleiro Vallejo. Dois minutos depois, o brasileiro Silvinho cruzou com perfeição para Eto´o, que chutou de primeira e marcou novamente.

No segundo tempo, o jogo caiu bastante. O Barcelona só procurou tocar a bola e esperar o tempo passar, enquanto o Recreativo não teve competência para esboçar uma reação.

Aos 42 minutos, os visitantes conseguiram marcar mais um. O argentino Messi passou por dois adversários e deu um toque com categoria para deslocar o goleiro Vallejo.