Decisão de Lula sobre MP de transgênicos fica para próxima semana

O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, informou hoje, em entrevista no Palácio do Planalto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá uma reunião, na terça ou na quarta-feira, para avaliar a proposta da lei de Biossegurança, que tramita no Senado. Participarão da reunião Rebelo e o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante.

“O presidente não descarta a edição de uma medida provisória, mas a preferência dele e do governo é pela aprovação da proposta no Senado”, disse. Sobre a ausência da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que divergem nesta questão, Rebelo respondeu que o assunto não está no âmbito do Executivo. “A matéria está de plena posse do Legislativo que pode resolver ou mudar a legislação.”

O ministro observou que outros ministros da área de Biossegurança, como o da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e da Saúde, Humberto Costa, também não foram convocados para o encontro. A decisão do presidente de esperar até a semana que vem para resolver o assunto foi tomada hoje, em uma reunião com Rebelo, no Planalto. O ministro informou ainda que o governo não fechou questão se a possível MP incluirá a questão da pesquisa com células-tronco ou se limitará à liberação do plantio da soja transgênica.

Voltar ao topo