De virada, Santos derrota o Vasco por 3 a 2 no Rio

São Paulo, 11 (AE) – Em um jogo emocionante, o Santos derrotou o Vasco, por 3 a 2, nesta quarta-feira à noite, em São Januário, e conquistou o título simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. O time de Vanderlei Luxemburgo, que mais uma vez teve Robinho em noite inspirada, chegou aos 41 pontos e supera Ponte Preta e São Paulo nos critérios técnicos ? tem uma vitória a mais que o São Paulo (13 a 12) e melhor saldo de gols que o time de Campinas (15 a -6).

Logo no primeiro ataque, os paulistas abriram o placar. Paulo César viu Deivid livre na área, pela direita, e fez lançamento preciso. O atacante esperou a saída de Fábio e chutou forte: Santos 1 a 0. Os santistas não diminuíram o ritmo e, aproveitando os espaços deixados pelo meio-campo carioca, seguiu pressionando em busca do segundo gol. Aos 43, Léo tabelou com Ricardinho e bateu, mas Fábio espalmou para escanteio.

Mais na base da vontade do que na técnica, o Vasco também criou algumas chances de gols, principalmente com Valdir ? aos 33, recebeu livre, dentro da área, mas tocou em cima de Tapia.

As jogadas truncadas e as divididas duras foram as marcas do jogo no primeiro tempo ? tanto que o árbitro Leonardo Gaciba distribuiu seis cartões amarelos. Mas na segunda etapa, a partida ficou movimentada, principalmente porque o time carioca voltou mais motivado, apostou nas jogadas em velocidade e abriu espaços para o adversário.

No primeiro minuto, numa cobrança de escanteio, Anderson cabeceou e Fabinho salvou em cima da linha. No minuto seguinte, em outro escanteio, Ygor encobriu Tapia com um toque de cabeça e empatou o jogo. O Santos tentou responder com Deivid, que bateu à queima roupa, mas Fábio fez ótima defesa.

No entanto, aos 15 minutos, a habilidade de Petkovic fez a diferença. O meia vascaíno recebeu na intermediária, teve liberdade para dominar, driblar Ricardinho e escolher o canto. O chute ainda desviou em Bóvio antes de entrar: era a virada carioca. Luxemburgo fez três alterações para tentar mudar o panorama do confronto. O time ficou mais aceso e o talento de Robinho, até então apagado em campo, foi determinante para o resultado.

Numa investida pela direita, o jovem atacante encontrou Deivid na área. O centroavante conseguiu se livrar da marcação dupla, bateu certeiro, pelo alto e igualou o placar.

Aos 37, Robinho fez de tudo para colocar o time paulista novamente em vantagem e garantir a vitória. O atacante lançou a bola na área, a defesa afastou mal, mas ele não desistiu do lance: surpreendeu os zagueiros e tocou cruzado, de esquerda, sem defesa para Fábio.

FICHA TÉCNICA:

Gols ? Deivid aos 4 minutos do primeiro tempo. Ygor aos 2, Petkovic aos 15, Deivid aos 21, Robinho aos 37 do segundo.

Vasco ? Fábio; Chiquinho (Silva), Henrique, Gomes e Diego; Ygor, Júnior (André Lima), Coutinho e Petkovic; Valdir e Anderson (Soto). Técnico ? Geninho.

Santos ? Tapia; Paulo César, Domingos, André Luís e Léo (Flávio); Bóvio (Luís Augusto), Fabinho, Ricardinho e Elano (Basílio); Robinho e Deivid. Técnico ? Emerson Leão.

Juiz ? Leonardo Gaciba da Silva (RS).

Cartão amarelo ? Fabinho, Valdir, André Luís, Paulo César, Henrique, Ygor, Tapia, Júnior.

Local ? São Januário (Rio).

Voltar ao topo