De virada, Figueirense bate o Fluminense por 2 a 1

Florianópolis, 28 (AE) – O Figueirense quebrou a série de quatro partidas sem vitórias, ao derrotar, nesta quarta-feira à noite, de virada, o Fluminense por 2 a 1, em Florianópolis. O time catarinense tomou um susto no primeiro tempo, reagiu com atitude no segundo tempo para voltar a figurar na quarta colocação no Campeonato Brasileiro da Série A, agora com 32 pontos. No próximo domingo, a equipe catarinense joga diante do Atlético/MG, em Belo Horizonte, enquanto o Fluminense, com 27 pontos, recebe o Cruzeiro, sábado, no Rio.

Ao contrário da esperada postura defensiva, o Fluminense começou ditando o ritmo nos primeiros dez minutos, aproveitando dos erros sistemáticos do meio-de-campo do Figueirense e o fôlego de sua garotada. Manteve a posse de bola no campo de ataque, porém sem efetiva precisão nas finalizações.

A resposta do Figueirense ao ímpeto adversário aconteceu a partir dos 15 minutos, quando Fernandes, matou no peito e chutou potente para o goleiro Fernando Henrique fazer uma bela defesa. O time catarinense ainda desperdiçou com Everton de cabeça, aos16, e com o atacante Romualdo, aos 22, quando perdeu um gol incrível, ao chutar para fora, frente a frente com o goleiro tricolor.

O Fluminense assimilou o susto e reassumiu o controle do jogo a partir dos 27, aproveitando-se da intranqüilidade e o excessivo número de passes errados e as falhas de marcação do Alvinegro catarinense. Aos 36, o atacante Alex, com um chute de direita, raspou a trave. E a posse de bola tricolor foi constante no restante do período até abrir o placar do Estádio Orlando Scarpelli aos 40 minutos. O gol saiu de uma rápida cobrança de falta que o meia Esquerdinha interceptou próximo à área, dominou, e entrou com facilidade na defesa para chutar em diagonal no canto do goleiro Edson Bastos.

“Além de não jogar, não estamos marcando”, resumiu a performance do Figueirense, decepcionado, o técnico Dorival Júnior na saída para o vestiário, no intervalo.

Júnior retornou garantindo que a atitude do time catarinense faria a diferença no segundo tempo. Promessa feita, promessa cumprida. O time respondeu à bronca do treinador no vestiário com determinação e logo aos oito minutos empatou após uma cobrança precisa de falta do lateral Paulo Sérgio, que Marlon, de cabeça, colocou para o fundo da rede.

Recuado, o Fluminense não esboçou ração à vantagem perdida e, com certa intranqüilidade na defesa, permitiu algumas investidas do ataque catarinense. Em uma delas, aos 22, o meia Nenê foi derrubado na área. A virada no placar, aos 24, por meio de uma cobrança de pênalti, foi com o lateral-direito Paulo Sérgio. Preso na marcação, o Fluminense pouco produziu para mudar o panorama da partida.

O técnico Ricardo Gomes fez algumas alterações táticas, como forma de repetir a boa atuação do primeiro tempo, mas o time não respondeu. No restante do período, o Figueirense sustentou supremacia e principalmente a vitória.

FIGUEIRENSE: Edson Bastos; Paulo Sérgio, Márcio Goiano, Eloy e André Santos; Jeovânio, Everton, Filipe (Mazinho) e Fernandes (Nenê); Romualdo (Izaias) e Marlon. Técnico: Dorival Júnior.

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Arílson, Antônio Carlos, Odvan e Júnior César; Diego, Marciel (Tiago), Allan (Mineiro) e Esquerdinha; Alex e Mauro (Tiuí). Técnico: Ricardo Gomes.

ÁRBITRO: Carlos Eugênio Simon (Fifa/RS).

Gols: Esquerdinha aos 40 minutos do primeiro tempo. Marlon aos 8 e Paulo Sérgio aos 24 do segundo tempo.

Cartões amarelos: Jeovânio e Márcio Goiano.

Renda: Não divulgada.

Público: Não divulgado.

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Voltar ao topo