De virada, Corinthians derrota o Vasco em São Januário

Pelo menos até o início dos jogos desta quinta-feira, o Corinthians é o décimo colocado do Campeonato Brasileiro. A equipe está dando aulas gratuitas de superação na competição. Largou das últimas colocações, muitos já a davam como rebaixada, avançou e, a 25 rodadas do término da temporada, tem chances sim de brigar pelas primeiras posições. Nesta quarta-feira à noite, saiu perdendo para o Vasco e virou o jogo em pleno São Januário: incontestáveis 3 a 1.

O primeiro tempo foi ruim para os paulistas. Recuados demais, intimidados, assistiram à exibição carioca. Além dos três atacantes escalados desde o início da partida pelo técnico Geninho, o Vasco tinha o diferencial Petkovic. O meia não corria muito, nunca correu, ainda assim, quando estava com a bola no pé levava perigo à defesa.

Por várias vezes, os anfitriões chegaram perto de abrir o placar. Como Valdson, Anderson e Betão se mostravam perdidos frente aos atacantes vascaínos, parecia apenas questão de tempo o primeiro gol ? que veio aos 28, com Anderson. Após boa troca de bolas no ataque, teve apenas o trabalho de tirar a bola do alcance do goleiro: 1 a 0.

O time do técnico Tite apresentava a mesma falha de rodadas anteriores. Extremamente previsível. Fechado na defesa, dependia dos contra-golpes. Sem criatividade alguma no meio, os lances só davam em algo quando Gil pegava na bola ? nesta quarta, Fábio Baiano, o principal elo entre defesa e ataque, esteve mal, brigou e reclamou mais do que jogou futebol.

O Corinthians só foi melhorar no segundo tempo. O tempo, ou a passagem dele, passou a ser um aliado do time paulista. Ficou claro que, além de serem jogadores do Vasco, o craque Petkovic, o irrequieto Alex Alves e o veterano Valdir têm mais alguma coisa em comum: a falta de preparo. E assim o Corinthians cresceu na partida.

A retranca cedeu lugar ao domínio do jogo e assim começava a ser escrita a virada corintiana. Aos 28, Jô aproveitou bola cruzada na área e empatou. Aos 39, Anderson recebeu passe de Renato e, livre, fez o segundo.

Para fechar com chave de ouro a virada, Jô, que havia entrado no segundo tempo, fez o segundo dele, o terceiro na terceira vitória consecutiva do time. O Corinthians, agora com 30 pontos e a 8 do (até o momento) líder Santos, enfrenta o Botafogo, domingo, no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA:

Gols ? Anderson aos 36 minutos do primeiro tempo; Jô aos 28, Anderson aos 39 e Jô aos 47 do segundo.

Vasco ? Fábio; Claudemir, Henrique, Gomes e Diego; Coutinho, Júnior (André Lima) e Petkovic (Daniel); Valdir, Anderson (Denílson) e Alex Alves. Técnico ? Geninho.

Corinthians ? Fábio Costa; Anderson, Valdson e Betão; Bruno Octavio (Alessandro), Wendel, Fabinho, Fábio Baiano e Renato; Marcelo Ramos (Jô) e Gil. Técnico ? Tite.

Juiz ? Carlos Eugênio Simon (RS).

Cartões amarelos ? Coutinho, Fábio Baiano e Valdson.

Cartão vermelho ? Gomes.

Local ? São Januário.

Voltar ao topo