Datafolha aponta que Lula mantém vantagem para vencer no 1º turno

O presidente e candidato à reeleição pelo PT Luiz Inácio Lula da Silva venceria as eleições deste ano já no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada pelo Jornal Nacional, da Rede Globo. Lula obteve 50% das intenções de voto, ante 49% da pesquisa anterior, divulgada em 22 de agosto. Seu principal adversário, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), ficou com 27%, um aumento de 2 pontos percentuais em relação aos 25% indicados na pesquisa anterior.

Em um eventual segundo turno, Lula venceria Alckmin por 55% a 37%. O petista manteve-se estável, enquanto Alckmin ganhou 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, mantendo-se dentro da margem de erro, que foi de 2 pontos percentuais.

Já a candidata do PSOL, senadora Heloísa Helena, ficou com 10% das intenções de voto, ante 11% da pesquisa anterior, seguida por Cristovam Buarque, com 1% das intenções. José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) não totalizaram 1%. Brancos e nulos somaram 6%, e indecisos também totalizaram 6%.

Com relação à avaliação do governo Lula, caiu de 52% para 48% o número de eleitores que avaliam como boa ou ótima a administração do petista. Os que apontaram o governo Lula como regular subiram de 31% para 36%, e os que consideraram como ruim ou péssimo mantiveram-se em 16%.

O levantamento, registrado em 24 de agosto no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número 14772 /2006, foi contratado pela Globo e pela empresa Folha da Manhã. O Datafolha entrevistou 2.863 pessoas nesta terça-feira (29) 175 municípios de todo o território nacional.

Voltar ao topo