CUT aprova indicação de Meirelles para presidência do BC

O presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), João Felício, disse hoje ter “boas informações” sobre o deputado eleito Henrique Meirelles (PSDB-GO), indicado para a presidência do Banco Central (BC). “Em 1997, quando houve uma brutal elevação da taxa de juros, ele fez um profundo questionamento dessa decisão”, disse Felício. Na ocasião, a presidência do BC era ocupada por Gustavo Franco. “Tenho informações de que Meirelles é fortemente a favor do relaxamento da taxa de juros.”

Segundo Felício, Meirelles é bem avaliado entre os bancários. “O que a gente sabe é que ele sempre teve um comportamento flexível e respeitador em relação aos funcionários  acessível para negociar questões salariais”, disse Felício, referindo-se à época em que Meirelles comandou o BankBoston.

“Quanto a ele ser do PSDB, acho que isso não causa constrangimento. Até porque, o PT tem relações históricas com alguns membros do PSDB”, disse. “Não podemos ter preconceito.” “O que importa é que Meirelles vai integrar um governo comprometido com as reformas fundamentais, como a previdenciária e a tributária”, disse Felício. “Pelo que eu sei, Meirelles é muito pragmático e tendo condição de baixar os juros, ele irá fazê-lo. É importante que ele não tenha vínculos fortes com o mercado financeiro, alguém que manteria os juros altos apenas por concepção e não por necessidade.”

Voltar ao topo