Nesta quinta-feira (03) e sexta-feira, a Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) realiza em Guarapuava a etapa final dos cursos que compõem o Projeto Qualificação 2006. Cerca de 40 lideranças sindicais da região receberão formação sobre negociação sindical em diversas áreas, tais como salários, saúde ocupacional, benefícios e questões sociais. O projeto é resultado de uma parceria da Fetim com Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-econômicos (Dieese). Teve início nos meses de julho e agosto e já qualificou mais de 150 dirigentes sindicais em Paranaguá, Pato Branco, Irati, Curitiba, Maringá e Londrina. Juntas, as lideranças formadas representam aproximadamente 150 mil trabalhadores metalúrgicos do Estado. O lançamento na cidade ocorre amanhã (03), no Grand Hotel, no Centro de Guarapuava, às 9h.

O Projeto surgiu para preparar os sindicalistas de todo o Paraná para as negociações que virão pela frente. Toda a qualificação dos dirigentes sindicais será útil nas negociações de data-base da categoria, que iniciam em setembro.

O foco do Curso está tanto nas questões econômicas quanto nas sociais, e vem contando com palestras de economistas do Dieese, médicos especialistas em saúde do trabalhador e assessores da Federação dos Metalúrgicos do Paraná. Além das palestras e discussões, uma das principais etapas do projeto estão sendo as simulações de negociação entre patrão e sindicato, que colocam o delegado sindical e os diretores diante de situações e problemas que podem ocorrer numa negociação real.