Uma chuva de meteoros foi vista por volta das 10h30 de ontem (03) em algumas regiões de Curitiba e vários municípios da região sul e sudoeste do Paraná. Quem viu conta que pareciam bolas incandescentes deixando um rastro. "Era previsível", disse o astrônomo aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Germano Bruno Afonso. "O que é raro é serem visíveis durante o dia."
Ele acredita que, se esses mesmos meteoros fossem vistos à noite, "dariam um clarão assustador". Mas não colocam em risco a Terra, pois desintegram-se ao entrar na atmosfera.
Segundo ele, todos os anos, entre os dias 21 de abril e 12 de maio, a Terra passa pela trilha do Cometa Halley. Por isso, nesse período ver meteoritos no céu é comum. Neste ano, as datas mais propícias são as madrugadas dos dias 5 e 6. Por volta das 3h30, quem olhar um pouco acima de Vênus, que estará bem brilhante, poderá enxergar as famosas "estrelas cadentes".
O professor lamentou não ter visto o fenômeno durante o dia. De acordo com ele, não há muitos relatos nesse sentido. Há cerca de três anos foi feita uma filmagem nos Estados Unidos.


