Curitibanos presenciam chuva rara de meteoros durante o dia

Uma chuva de meteoros foi vista por volta das 10h30 de ontem (03) em algumas regiões de Curitiba e vários municípios da região sul e sudoeste do Paraná. Quem viu conta que pareciam bolas incandescentes deixando um rastro. "Era previsível", disse o astrônomo aposentado da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Germano Bruno Afonso. "O que é raro é serem visíveis durante o dia."

Ele acredita que, se esses mesmos meteoros fossem vistos à noite, "dariam um clarão assustador". Mas não colocam em risco a Terra, pois desintegram-se ao entrar na atmosfera.

Segundo ele, todos os anos, entre os dias 21 de abril e 12 de maio, a Terra passa pela trilha do Cometa Halley. Por isso, nesse período ver meteoritos no céu é comum. Neste ano, as datas mais propícias são as madrugadas dos dias 5 e 6. Por volta das 3h30, quem olhar um pouco acima de Vênus, que estará bem brilhante, poderá enxergar as famosas "estrelas cadentes".

O professor lamentou não ter visto o fenômeno durante o dia. De acordo com ele, não há muitos relatos nesse sentido. Há cerca de três anos foi feita uma filmagem nos Estados Unidos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.