Curitibanos de coração

Alguns desembarcaram a passeio, outros motivados pelas condições de trabalho, muitos pela qualidade de vida que a cidade proporciona. Também encontramos aqueles que aqui chegaram por acaso, se encantaram com a beleza da região ou pela acolhida do povo e foram ficando… ficando. Sem esquecer daqueles que reconheceram na capital aquele ?ar de cidade do interior? e aqui fincaram pé e os ?cidadãos do mundo? que optaram por aqui viver em virtude do estigma de cidade moderna e civilizada.

Curitiba, a capital do Paraná, que neste dia 29 de março comemora 313 anos de fundação, é assim mesmo: famosa por ser um lugar onde muitas coisas acontecem e por se tornar destino definitivo de cidadãos brasileiros e de outras nacionalidades. Se o curitibano de nascimento carrega consigo o amor nato pela cidade, aqueles que vieram de fora não ficam atrás. Demonstram um carinho especial pela cidade que os acolheu ? por opção ou por outro motivo qualquer.

Todos são unânimes em afirmar que Curitiba não é uma ilha de prosperidade em meio a um mar de localidades sem a mesma estrutura. Embora seja um modelo para outras cidades do País, não

é de se pensar que tudo seja diferente em Curitiba. Como qualquer grande cidade do mundo, pobreza, desemprego e segurança são considerados temas sérios a serem trabalhados.

A maioria dos curitibanos não se sente à vontade para falar da sua vida, das suas conquistas, das suas paixões. No entanto, quando é para elogiar a cidade não economiza nas palavras. Deixa de lado a tão comentada introspecção e cita o que mais o atrai na capital paranaense. Para uns pode ser o ?jeitão? curitibano, para outros, uma praça, o clima ou um parque. Não importa se o local preferido é um espaço requintado ou ambiente mais simples. A convivência com os amigos ? outro traço marcante da cidade ? faz com que ele conviva sempre na mais perfeita harmonia.

Nesta edição especial, você perceberá o amor que cada um ? à sua maneira ? demonstra pela cidade. São empresários, esportistas, profissionais liberais e outras personalidades contando, de forma muitas vezes surpreendente, o seu amor por Curitiba. Os relatos, sempre emocionados, deixam à mostra o carinho que dedicam à cidade. São curitibanos de todas as nacionalidades que a adotaram em seus corações, fazendo da aniversariante uma metrópole querida em muitos sotaques.

Voltar ao topo