Mais de 46% dos curitibanos comunicaram ter praticado exercício
físico na última quarta-feira, 25, Dia do Desafio, o que deu a Curitiba uma
larga margem na vitória sobre as cidades de Monterrey, no México, e Houston, nos
Estados Unidos.

continua após a publicidade
 

O Dia do Desafio envolve cidades do mesmo porte, com número de
habitantes equivalente para uma competição amigável e muito saudável. A meta era
fazer com que um maior percentual da população praticasse alguma atividade
física por pelo menos 15 minutos, nesse dia.

 

Neste ano, o evento promovido pelo Sesc contou com a parceria
da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer e fez com que
745.296 curitibanos ou 46,5% da população da cidade fizessem algum tipo de
exercício físico.

 

O Diretor do Departamento de Lazer, Sandro Mazalli, selou uma
parceria efetiva com o Sesc e ambos buscaram mobilizar vários eixos da
comunidade como escolas, empresas, secretarias e outros. "O objetivo foi
alcançado, mas o importante neste dia foi o despertar para a prática da
atividade física buscando a melhoria da qualidade de vida da comunidade", disse
ele.

 

Neste ano, as 1.881 cidades inscritas do continente americano
foram agrupadas aos pares, por categorias que consideram o número oficial de
habitantes.

 

Criado em 1983, no Canadá, e coordenado pelo Sesc São Paulo em
todo o continente americano, o Dia do Desafio é uma disputa entre cidades com o
objetivo de fazer com que seus habitantes se exercitem e promover a integração
de cidadãos por meio da prática de esportes, da criatividade, da liderança e do
espírito comunitário, além da compreensão sobre a importância de fazer da
atividade física um hábito para todos os dias do ano.

 

Todas as cidades participantes receberão o Troféu de Mérito
Comunitário pela realização do Dia do Desafio 2005. Curitiba competiu com
Houston no Texas e Monterrey no México. Veja os resultados da disputa:

 
  • Curitiba 745.296,00 46,95% população
  • Houston 340.681,00 10,99% população
  • Monterrey 101.914,00 9,17% população

continua após a publicidade