Curitiba terá nova Casa de Custódia

A Casa de Custódia de Curitiba, construída na Cidade Industrial e com capacidade para abrigar 450 presos provisórios, será a próxima unidade a ser entregue pelo governador Jaime Lerner, após a Penitenciária de Foz do Iguaçu, inaugurada nesta sexta-feira (19). O início de funcionamento da Casa de Custódia vai diminuir a população carcerária dos distritos policiais e cadeias públicas da Capital. Foram investidos R$ 8,8 milhões na obra.
A exemplo da Penitenciária de Foz do Iguaçu, a Casa de Custódia de Curitiba também é uma das mais modernas do país, totalmente automatizada, com tecnologia avançada e alto padrão de segurança.
As celas são de concreto armado, com estrutura de ferro e cimento de alta resistência no piso, o que impede a escavação de túneis. Um circuito fechado de TV, com câmeras digitais, também vai monitorar as áreas interna e externa da unidade durante 24 horas.
A Casa de Custódia vai gerar 157 empregos, entre agentes de disciplina, técnicos administrativos e profissionais liberais. Durante a construção foram gerados 550 empregos diretos e indiretos. A nova unidade foi construída em um terreno de 22 mil metros quadrados, doado pela Prefeitura da Curitiba. A área construída é de 4,7 mil metros quadrados.
A administração da unidade será terceirizada. Uma empresa de segurança será responsável pela contratação dos seguranças, advogados, médicos, dentistas, psicólogos e assistentes sociais.

Voltar ao topo