Curitiba tem menor taxa de desemprego do Brasil entre capitais

A Região Metropolitana de Curitiba apresentou, pelo segundo mês consecutivo, a menor taxa de desemprego do país, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). A pesquisa, realizada em parceria com IBGE, apontou que o índice ficou em 8,4%, igual ao do mês anterior.

Com esse resultado, o Ipardes estima em 114 mil o número de desempregados na grande Curitiba. A média nacional foi calculada em 12,9%. A região com maior desemprego foi a de Salvador, com 17,6%, seguida pela de Recife (15%), São Paulo (14,8%), Belo Horizonte (10,8%), Porto Alegre (10,1%) e Rio de Janeiro (9,7%).

A pesquisa também estimou em 2,265 milhões o número de pessoas de 10 anos ou mais de idade e que compõem a População em Idade Ativa (PIA) na região de Curitiba. Destas, 59,9% (1,356 milhão) eram economicamente ativas (PEA) e 40,1% (909 mil) não economicamente ativas (PNEA). Considerando os grupamentos de atividade, os que apresentaram maior crescimento no número de pessoas ocupadas foram construção civil (3,9%), intermediação financeira e atividades imobiliárias, aluguéis e serviços prestados às empresas (2,7%); serviços domésticos (2,2%); indústria extrativa e de transformação, e produção e distribuição de eletricidade, gás e água (1,7%); e outros serviços (3,1%).

Voltar ao topo