Curitiba sedia curso internacional em Práticas de Gestão Urbana

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) será sede do Curso Internacional em Práticas de Gestão Urbana no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica Brasil – Japão. O curso faz parte do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP) da Agência de Cooperação Internacional do Governo Japonês (JICA), com apoio da Agência Brasileira de Cooperação Internacional do Ministério de Relações Exteriores (ABC).

Nesta terça-feira (22), os representantes da JICA Masahiro Kobayashi e Mauro Manabu Inoue, e da ABC Wófsi Yuri Guimarães de Souza visitaram o Ippuc para conhecer o trabalho do Instituto e iniciar as discussões sobre a parceria com a Prefeitura de Curitiba.

Participaram da reunião, a diretora do Departamento de Relações Internacionais da Secretaria de Relações Internacionais e Cerimonial da Prefeitura, Lara de Lacerda Santos Rodrigues; Susana de Andrade, supervisora de Informações do Ippuc; Liana Vallicelli, da Assessoria de Relações Internacionais do Ippuc, e o Coordenador Geral TCTP-JICA/IPPUC, Paulo Chiesa.

Aperfeiçoamento

O novo TCTP em "Práticas de Gestão Urbana" será uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento e técnicas no campo de práticas em planejamento e gestão urbana. Como referências, o curso terá as experiências de Curitiba e das cidades de origem dos participantes. Serão cinco cursos com duração de trinta dias, um a cada ano, com início em fevereiro de 2007.

O curso será dirigido a 12 participantes escolhidos entre países da América Latina, da África e Ásia que falam o idioma português. Outras 12 vagas serão abertas para participantes nacionais. A JICA financiará a participação dos candidatos internacionais, enquanto a ABC ficará encarregada da divulgação e trâmites diplomáticos.

O Ippuc, através do seu núcleo de formação e pesquisas, será o responsável pelo conteúdo e execução das atividades pedagógicas, articuladas às demais unidades da Prefeitura.

Termo de Convênio

Na próxima reunião entre ABC, JICA e Ippuc, será assinado o convênio entre as instituições, dando forma e conteúdo legal a nova parceria. A assinatura deverá ocorrer no próximo mês, em Curitiba.

A JICA apóia atualmente mais de dez projetos semelhantes em pareceria com renomadas instituições brasileiras, como a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, o Instituto Butantã, a Embrapa, o SESI/SP, entre outras, nas áreas de defesa civil, saúde, produção de alimentos e automação.

Esta forma de cooperação técnica tripartite, envolvendo Brasil, Japão e outros países em desenvolvimento, é apontada pelo Itamaraty como um novo modelo de projetos cooperativos, que têm por meta diminuir as disparidades regionais em diferentes áreas do conhecimento.

Voltar ao topo