A Curitiba S.A., em parceria com as Faculdades Curitiba, está fazendo uma pesquisa junto aos micros e pequenos empresários que já participaram do programa Curitiba Exporta. Criado há dois anos e meio, o programa atende empreendedores que têm interesse em receber informações sobre comércio exterior e se capacitar para ingressar no mercado internacional.

A idéia da pesquisa é identificar a realidade de cada um deles e atualizar os dados cadastrais da companhia, que é responsável pelos projetos de desenvolvimento econômico do município. A coordenadora de Relações de Mercado e Comércio Exterior da Curitiba S.A., Caroline Strapasson, conta que a pesquisa faz parte de um projeto de ampliação do Curitiba Exporta, que deve ser colocado em prática a partir de 2006.

"Por isso, toda a coleta de informações e tabulação dos dados deve ser concluída até dezembro", informa ela. A pesquisa está sendo realizada por dois estudantes do curso de Administração das Faculdades Curitiba. O trabalho teve início com o envio de e-mail para os empresários cadastrados na Curitiba S.A., que já participaram do programa. Ao todo, eles somam 633 pessoas.

Atualmente, a fase é a de contato por telefone. Durante o levantamento, os pesquisadores procuram saber se o empresário está exportando, se tem o interesse de exportar e se possui alguma dificuldade para colocar seu produto no mercado externo. "A idéia é detectarmos todas as dificuldades existentes para que elas possam ser sanadas nos trabalhos que serão desenvolvidos no ano que vem", diz Caroline.

O Curitiba Exporta tem como parceiros várias entidades de classe, bancos de fomento e empresas. Para participar do programa o empresário deve contribuir com um quilo de alimento não-perecível. As inscrições podem ser feitas pelos telefones da Curitiba S.A. 3250-7747 e 3250-7750 ou por meio do e-mail curitibaexporta@curitibasa.com.br