Um vídeo da Guarda Municipal postado nas redes sociais da Prefeitura de Curitiba nesta terça-feira (20) tem reforçado a campanha de alerta contra aglomerações. Durante o último fim de semana, guardas gravaram imagens que mostram jovens desrespeitando o horário do toque de recolher da pandemia de coronavírus no Batel e no São Francisco, em pontos tradicionais de encontro.

continua após a publicidade

Como muitos jovens menores de 18 anos foram gravados, os rostos foram borrados. Em um trecho, um dos agentes pede para as pessoas colocarem a máscara de proteção, que é obrigatório pelo decreto municipal. Em postagem no Facebook, a prefeitura postou o vídeo e reforçou: “Não seja um agente transmissor da covid-19. Denuncie pela Central 156 e pelo telefone 153, da Guarda Municipal. Se todo mundo ajudar, Curitiba não vai fechar!”

LEIA TAMBÉM:

>> Comissão avalia se bares e baladas de Curitiba podem “virar” restaurantes

continua após a publicidade

>> Festa clandestina com 200 pessoas é encerrada pela GM em Curitiba; veja balanço do fim de semana

O vídeo também revela como os estabelecimentos estavam lotados. A GM não pede para que haja dispersão nesses locais. Entende-se pelo vídeo que os locais têm autorização para funcionar no decreto da bandeira laranja de alerta, de acordo com os horários e atividades descritas nos alvarás.

Decisão na Câmara

continua após a publicidade

Nesta tarde de terça-feira, mesmo dia em que a campanha da prefeitura de Curitiba foi lançada, uma proposta dos vereadores Alexandre Leprevost (PSD) e Tico Kuzma (Pros) deve ser avaliada, na Câmara Municipal, para que essas casas possam voltar a funcionar na pandemia.

Festas barradas

No fim de semana em que o vídeo da prefeitura de Curitiba foi gravado, festas clandestinas e de desrespeito às medidas sanitárias contra a covid-19 foram interrompidas pela GM, entre a sexta-feira e o domingo. Foram 159 orientações relacionadas ao coronavírus, em bares, comércios e em espaço públicos junto à população, para dispersar aglomerações de pessoas sem máscara e que consumiam bebida alcoólica.