120 milímetros

Vice-prefeito visita locais afetados pela chuva em Curitiba e população cobra melhorias

O vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, vistoria os estragos causados pela chuva desta madrugada na cidade. Nesta terça-feira (6), o volume das chuvas chegou a 120 milímetros, mais que o total esperado para todo os mês de junho em Curitiba. Enquanto caminhava pelas casa, os moradores cobravam melhorias do vice-prefeito.

Segundo a Defesa Civil, a água baixou ainda na terça-feira por volta de 23h. A situação mais crítica foi registrada na esquina das ruas Canal Belém com a José Hauer, no Uberaba. Cerca de 100 residências foram atingidas, mas os moradores puderam voltar para as casas posteriormente.

No bairro Mossunguê, 15 famílias foram atingidas e resgatadas por equipes da Guarda Municipal, da Administração Regional e da FAS.

 

O Plano de Contingência da Defesa Civil foi acionado, colocando 40 pessoas da Administração Regional, Fundação de Ação Social (FAS), Secretaria Municipal de Educação, Secretaria do Governo Municipal, e Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura.

Educação

As fortes chuvas alagaram quatro unidades escolares, que ficarão estarão fechadas nesta quarta-feira (7/6) para que possa ser feita a limpeza das unidades: a Escola Municipal Dario Velozo e o CMEI Barigui I, na Regional CIC, e os CMEIs Curitiba e Vila Torres, na Regional Matriz.

No caso das crianças do CMEI Barigui 1, elas serão atendidas provisoriamente no CMEI Hugo Peretti. As chuvas afetaram a rotina em 25 unidades escolares da rede municipal de ensino.

Abrigo

A Fundação de Ação Social (FAS) foi acionada nesta madrugada para atender uma família que ficou desabrigada na Vila 29 de Outubro, no Caximba. Os socorridos foram levados ao Cras Santa Rita, onde receberam alimentação, colchões e cobertores, e aguardam vistoria da Defesa Civil para poder voltar para suas casas.

A Casa da Acolhida Rebouças também foi alagada, sendo que 12 pessoas foram encaminhadas para a Casa de Acolhida do Bairro Novo.

enchente-chuva4
Foto: Felipe Rosa.

Setran nas ruas

A chuva também causou danos em diversas ruas da cidade, que foram sinalizadas pela Setran durante a madrugada. Porém, em alguns casos, o material de sinalização foi roubado, precisando ser substituído.

Todos os casos de ruas danificadas constatados são repassados à Coordenaria de Obras de Curitiba, um setor dentro da Setran que dá os alvarás para todas as obras que acontecem em via pública, além de acionar a Sanepar e os distritos da Prefeitura de Curitiba para providenciar os reparos.

Locais com danos:

– esquina das ruas Deputado Heitor Alencar Furtado com a Avenida Mário Tourinho;

– esquina das ruas Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava;

– rua José Casagrande;

– rua Manoel Eufrásio;

– esquina das ruas Líbero Santa Ana Nunes e Dante Honório;

– esquina das ruas Abraão Winter e David Towns;

– rua Laudelino Ferreira Lopes.

Meio Ambiente

Foram registradas três quedas de árvores, sem feridos e sem danos, registradas no início da noite de ontem.

Regional Fazendinha/Portão

Na Regional Fazendinha/Portão as equipes trabalham desde a noite de terça-feira (6/6) para resolver os problemas causados pelas fortes chuvas da tarde. Equipes de limpeza pública da Prefeitura estão fazendo um mutirão no bairro Parolin. Com a chuva da tarde de terça, os barracões de reciclagem ficaram alagados e o material reciclado se espalhou para os córregos e ruas da região.

Equipes da Fundação de Ação Social (FAS) também percorrem o bairro fazendo doações para as famílias atingidas pela chuva. O mesmo trabalho de cadastro é feito nos bairros Fazendinha e santa Quitéria. A FAS verifica quais famílias precisam de ajuda.

Regional Boqueirão

Na Regional Boqueirão, equipes de pontes e drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura atuam na limpeza de córregos e canais. Já as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalham na coleta de entulhos e lixo em pontos críticos de beiras de rio. A Defesa Civil da Regional acompanhando pontos de alagamento.

Regional CIC

Todas as solicitações de 156 foram atendidas pela secretarias municipais de Obras Públicas e Infraestrutura, do Governo Municipal e da Saúde, a FAS e a Sanepar.

Mais de 100 famílias atingidas recebem atendimento no Cras Cidadania e nas unidades de saúde para evitar possíveis contaminações.

Equipes ainda vistoriam outros pontos da Regional CIC para ver onde são necessários outros serviços de limpeza, manutenção, retirada da lama e desentupimento. A administração regional orienta moradores a retirar o lixo das casas para recolhimento.

Regional Matriz

Equipes de manutenção da Prefeitura trabalham desde o início da manhã desta quarta-feira (7/6) para recuperar a galeria de águas pluviais que foi afetada pelas chuvas, na esquina da Rua Desembargador Westphalen com a Avenida Visconde de Guarapuava. O trecho em obras está sinalizado desde as 8 horas desta quarta-feira.